QUER SABER QUANDO PAGAR O IMPOSTO SOBRE SUAS AÇÕES?

Você sabia que nos últimos 12 meses, segundo dados da B3, o número de pessoas físicas que passaram a investir na bolsa de valores no Brasil aumentou 33%? Nem mesmo o cenário de pandemia, que derrubou os índices no começo do ano, foi suficiente para afugentar os investidores e, atualmente, com os índices indicando a volta ao mesmo patamar pré-pandemia e com as baixas taxas de juros, a euforia pela bolsa continua e a tendência é que essa base de novos investidores aumente cada vez mais.

O que muitos investidores não sabem é o momento que devem pagar imposto sobre o lucro obtido nessas negociações.

Operações comuns de compra e venda, day trade, mercado de opções, aluguel de ações, fundos imobiliários. São muitas as modalidades de negociação disponíveis e cada uma delas tem uma forma particular de apuração do lucro e, diferente do que muitos acreditam, A CORRETORA NÃO É RESPONSÁVEL PELA RETENÇÃO INTEGRAL DO IMPOSTO EM FAVOR DO SEU CLIENTE, mas apenas  por uma retenção de 0,005% sobre cada operação de compra ou venda, não estando diretamente relacionada ao resultado.

Embora a apuração do lucro pareça simples, o controle das operações mensais pode ser bem mais complicado do que parece e muitos  investidores deixam para fazer essa apuração no final do ano ou na época da entrega da Declaração de Imposto de Renda, acarretando multa e juros pelo recolhimento do imposto em atraso e aumentando a dificuldade do controle de estoque e custo médio dos seus ativos. Outro ponto comumente deixado de lado são os prejuízos acumulados, que podem compensar lucros futuros, diminuindo assim a tributação.

Caso você seja investidor e esteja encontrando dificuldades em manter um controle de estoque de ativos, apuração de lucro ou prejuízo e pagamento do imposto e queira saber como deixar este assunto em dia para a sua próxima Declaração de Imposto de Renda, entre em contato conosco. Estamos à disposição nos canais divulgados pelo nosso site ou através das nossas redes sociais.

Até a próxima, 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog